Confira quais são as verduras e legumes de outubro!

Compartilhe

As vantagens de consumir alimentos da época são inúmeras. Entre essas vantagens está que as verduras e legumes do mês estão no seu ápice, conservando melhor as propriedades nutricionais e sendo encontrados em maior abundância, ou seja, os preços ficam melhores aos consumidores.

Abaixo, veja a lista fornecida pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e encontre as melhores opções de outubro:

Maxixe

O maxixe faz parte da mesma família das abóboras, pepino, melão e melancia. Seu fruto apresenta formato oval, com casca espinhosa ou lisa, de cor verde clara. É fonte de minerais, como o zinco e é rico em cálcio e magnésio, que em conjunto são importantes para a saúde óssea e também ajudam a prevenir problemas cardiovasculares.

Mostarda

Existem várias espécies de mostarda, todas da família das Brássicas, portanto próximas ao repolho e à couve-flor. O sabor picante é característico dessa hortaliça. É fonte de vitaminas C e A, de cálcio e possui teores moderados de ferro, sódio, potássio e magnésio. Os talos da mostarda são ótimas opções para enriquecer farofas, refogados e sopas. E a suas folhas podem ser usadas em pratos frios e quentes.

Alcachofra

A alcachofra é uma hortaliça, pertencente à família Asterácea, a mesma da alface, chicória e girassol. É fonte de vitamina C, ácido fólico e minerais como magnésio e potássio. Possui poucas calorias. Pode ser utilizada em saladas, recheios, base para molhos ou acompanhamento de massas.

Receita

Alcachofras recheadas

Ingredientes:
4 alcachofras grandes (560g)
3 tomates pequenos (465g)
1 cebola pequena (100g)
1 dente de alho (2g)
3 ramos de salsinha (3g)
1 talo de salsão (50g)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal(40g)
Sal a gosto
½ xícara (chá) de pão amanhecido ralado (60g)
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (25g)

Modo de preparo:

Lave as alcachofras e cozinhe-as com água e sal por 30 minutos. Após cozidas, escorra-as, corte a ponta das folhas e reserve. Lave, retire as sementes e a pele dos tomates, pique-os e reserve. Lave, descasque e pique a cebola e o alho. Lave e pique a salsinha e o salsão e reserve. Aqueça a manteiga, doure a cebola e o alho, acrescente o tomate e cozinhe até dissolver, acrescente o sal, o pão amanhecido, a salsinha e o salsão. Recheie as alcachofras com a farofa de pão, finalize cada uma delas com o queijo ralado e leve ao forno gratinar

Rendimento: 4 Porções
Valor Calórico: 332 kcal
Peso da porção: 280g
Tempo de preparo: 50 min

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo